Publicado em Poemas Sinfônicos

Ture Rangström – Poema Sinfônico “Canção do Mar”

Alguns traços do Modernismo na Arte: uma interpenetração de diferentes ramos de outras artes em cada manifestação artística, coisa que ainda confronta o chamado tradicionalismo formal e acadêmico. Mas o tempo e as experiências tudo harmonizam – O resultado: a Obra voltando a inspirar o novo tempo! Sempre a arte cumprindo seu papel interior que o mundo não consegue dogmatizar. Assim Marco ABC nos traz um poema modernista que nos cabe abordar:

Sentir, mesclar, combinar as percepções de Som&Cor, as tonalidades cromáticas aos tons musicais, a influência da Palavra, são traços do movimento modernista, expressando sempre uma necessidade: o aprofundamento ao sentimento criador. Ir bem mais além aos cinco sentidos e ao conhecido, para alcançar-se um mínimo de integração com a Arte. E usando todos esses elementos disponíveis! Mas só sentimento criador (o que inspira a Arte e o Artista) é sentimos Harmonia! Nela paz e novo vigor. Vida renovada.

August Strindberg – Björken I (Host), 1902, oil on panel

Assim foi um que influenciou seu tempo: o poeta, dramaturgo e excelente pintor sueco August Strindberg (1849 a 1912), uma referência que fascinou nosso autor de nossa peça: Ture Rangström (1884 a 1947).  Conheceram-se e no falecimento de Strindberg lhe escreve: August Strindberg in memoriam (1914) – sua primeira sinfonia. E aqui mostramos pinturas de sua exposição chamada: Do Mar ao Cosmos. Veja!

******

A nós o que importa e toca não é nacionalidade intelecto ou localidade. Strindberg expressava-se imperiosamente pela palavra, pelo teatro, pela pintura; por ele mesmo em vida… Sem restrição nem limitação, a necessidade de compor sempre foi maior. De alcançar outros sentimentos que o visitavam. E marcou nosso compositor, Ture Rangström. Sua busca e liberdade expressiva foram norteadoras ao autor. Vejam os títulos de algumas peças suas:


Veja uma página de arte, sobre o pintor August Strindberg no ArtStack.com. Clique na imagem!

 

Deixe um comentário